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Pot-pourri top 10: vale a pena ler de novo no blog Amo Branding

8 de dezembro de 2016

O blog Amo Branding estreou nessa segunda-feira (5.12), mas ele já está re-che-a-do de arquivos – textos publicados entre 2011 e 2016 que foram importados de quando esta era apenas uma tag do AleGarattoni.com.br. A seleção de 10 posts que você vê abaixo é uma boa pedida para ler ou reler sempre, eles resumem um pouco do mais importante que já foi falado por aqui. E, a partir da próxima quinta-feira (14.12), recomeça a programação normal, com dicas inéditas todas as semanas!

posts de branding

O Branding de Coco Chanel: primeiro post da tag, foi publicado no fim de 2011 e mostra como a estilista já fazia branding nos anos 20!

Excelência à moda do Japão: como a obsessão pela qualidade se tornou a marca de um dos mais famosos sushimen de Tóquio

Branding para Pequenos Negócios: este texto, de junho de 2014, foi o embrião do projeto AG Branding como você hoje conhece – o foco era falar de posicionamento de marca para… pequenos empreendedores!

O Tal do Rebranding: um resumo direto sobre como, quando e por que se deve reposicionar uma imagem de marca

Branding para Pessoas Físicas: a introdução de tudo que você precisa saber para adotar as estratégias de posicionamento de marca a favor de sua imagem pessoal

A Aula das Marcas de Luxo: como uma bolsa pode explicar didaticamente o que é e para que serve o branding

Os Dez Mandamentos do Bom Blogueiro: como comunicar a melhor marca possível na sua presença online

Branding Pessoal em Cinco Etapas: a lista que ajuda passo a passo quem começa a pensar em posicionamento de imagem de marca pessoal

Importante, Gestão de Crise: sim, há dicas valiosas de como limpar sua imagem depois de um desgaste mais sério!

Checklist para Blogueiros: técnicas e estratégias que ajudam no posicionamento e otimização de um blog


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Estreia: sobre o rebranding Ale Garattoni x AG Branding & Amo Branding

3 de dezembro de 2016

Nunca, nunca entendi por que o “mudar de ideia” costuma ser visto de forma negativa. O fracasso e/ou a alteração de rota são, culturalmente, algo que os brasileiros imaginam que devem evitar. O que acaba causando uma baita pressão em acertar de cara nas escolhas e nos detalhes. Sem falar no que deve engavetar de bons projetos apenas porque as pessoas acham que “já perderam seus bondes”.

header ag branding

Desde que comecei a me dedicar profissionalmente ao branding – algo que até então era um interesse pessoal –, percebo que o rebranding {ou seja, o reposicionamento de imagem de marca}, em níveis leves ou mesmo bastante recalculados, é fundamental para o crescimento. Quase como aparar as pontas do cabelo para o corte ficar sempre saudável. Se houver então um fio condutor no processo, algo também conhecido como consistência, o efeito é apenas positivo, evolutivo.

O incentivo ao rebranding é para contar sobre esta nova fase da AG Branding, que eu relatarei aqui bem detalhadamente, com erros, acertos e decisões – porque pode ajudar outras marcas a se reposicionarem, afinal.

palestra ale garattoni

Em 30 de setembro de 2013, lancei o alegarattoni.com.br, meu blog que sucedeu ao ItGirls e ao breve ToGrávida. Achei que facilitaria ter um único espaço para falar de tudo, o que de fato facilita. Branding não é ciência exata e vale ressaltar que cada decisão sempre trará ônus e bônus. Neste caso, ter muitas marcas muito distintas atrapalhou na construção de um posicionamento mais forte. Tanto para quem vê de fora (clientes, leitores…) quanto para quem produz o conteúdo, e fica num voo livre mais arriscado.

Por mais que meu foco de trabalho fosse o branding, o blog, meu hobby, ainda carregava muito do ItGirls e outro tanto do ToGrávida. E, com isso, as três marcas ficavam, de certa forma, subaproveitadas. Notem que o alcance de ter tudo-junto-e-misturado certamente era maior, mas o engajamento e a força de marca estão muito além de meros números. E eles dependem de… foco!

A marca AG Branding, em boa parte por conta das mais de 20 edições de workshops em dois anos, ganhou uma importância que já ia além da marca do meu blog pessoal. Veio daí a necessidade de dar mais espaço próprio a ela, o que de quebra deixaria a outra também mais focada e bem definida. Escolhas. Escolhas e ajustes.

amo branding

E assim, então, surge essa fase que começa hoje. Aqui, dentro do novo site institucional da AG Branding, haverá o blog AmoBranding.com.br, marca de conteúdo que agora é também a @ do instagram – que segue com pílulas diárias sobre posicionamento de imagem. O AmoBranding não será, no geral, um blog com textos em primeira pessoa. O intuito é focar em uma linha editorial informativa com três tópicos: dicas práticas & teóricas de branding; cases de sucesso de marcas (pessoais ou corporativas); técnicas sobre blogs. Novos posts serão publicados todas as quintas-feiras. Te espero por aqui!


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Sobre a navegação e criação do site AG Branding + blog Amo Branding

3 de dezembro de 2016

No processo de criação do novo site AG Branding, o ponto de partida foi uma linha simples, minimalista e intuitiva. Que mostrasse basicamente o que a empresa hoje oferece – em março de 2017, saem os workshops e entram os encontros de branding, algumas apresentações com temas atuais sobre este universo – e hospedasse o blog.

home do site AG Branding

Um último ponto seria, digamos, a “novidade” neste layout: inspirado nos sites de casamento, o guia de fornecedores tem o objetivo de ser um radar de serviços testados ou indicados pela AG Branding. Uma espécie de classificados (sim, com a possibilidade breve de anunciantes) com curadoria. A ideia veio deste post publicado em julho, que relacionava áreas e profissionais que ajudam no processo de criação, posicionamento e fortalecimento de marca. Tudo, claro, com o aval AG. As indicações com o selinho redondo são aquelas que, além de indicadas, atualmente compõem o time de prestadores de serviço “da casa”! Este guia, vale ressaltar, estará em constante construção e mutação. Volte sempre a consultá-lo.

Para o desenvolvimento deste projeto, contei mais uma vez com o serviço de dois profissionais incríveis, corretos e talentosos. A designer Raquel Leitzke – já autora do logo AG Branding – transformou meu briefing em design de forma imediata, com o cuidado nos detalhes que é sua marca registrada. Fechando a trinca de criação, o programador Joaquim Pagian, que desde 2011 está do meu lado em horas e horas de iMessage e códigos (e eu amo ver o crescimento profissional dele, tanto em talento quanto em portfólio, mesmo com medo de já, já, não conseguir mais espaço nessa agenda!). Nossa parceria foi tão acertada que eles já estão juntos em novas ideias de projetos. Recomendo ambos, especialmente assim em dupla!

Navegue, fique à vontade e volte sempre. A página “encontros de branding” será atualizada a cada semestre, com a agenda da vez. Já o blog AmoBranding tem posts novos todas as quintas-feiras, não deixe de conferir dicas, cases e técnicas sobre marcas, blogs e imagens pessoais. Ah, e inscreva-se também na newsletter do rodapé: avisos de novas turmas e serviços serão sempre enviados em primeira mão para esta lista.

Espero que gostem, toda a nova fase foi organizada com muito carinho em uma espécie de comemoração a dois anos de AG Branding e cerca de 1.000 participantes atendidos. Que venha 2017!

workshop AG Branding


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