blog
amo branding

Branding pessoal: a marca pessoa física & a empresa

7 de abril de 2016

Uma das dicas que sempre reforço nos workshops de branding pessoal é a importância de nunca esquecer de trabalhar seu próprio branding – independente da profissão, do nível hierárquico e da empresa que representa. É pra lá de comum uma pessoa virar a “fulana da X”, sendo X o nome da empresa na qual ela trabalha. É importante vestir a camisa? Sim. É importante representar bem a organização que te emprega? Claro. Mas, na paralela, construir e fortalecer sua imagem de marca ajuda simultaneamente a você e a sua empresa. Cuidar do branding pessoal posiciona o profissional dentro de um negócio, valoriza-o no mercado e colabora com a imagem de marca do grupo que ele representa no momento. Mas também cria uma base à prova de eventuais mudanças. Lembre-se sempre que – seja você funcionário, sócio ou até único dono de uma marca – tudo é transitório. E seu nome é a única certeza que você carregará sempre e para sempre.

A introdução é para mostrar um case bem-sucedido que encontrei no instagram nesta semana. Uma ideia simples, fácil e com ótimos resultados é a fórmula seguida por Alexia Nunes, vendedora na Mixed de Belo Horizonte. O look do dia tão disseminado por blogueiras é ainda mais importante para quem de fato vende roupas! E assim Alexia posta sempre suas produções com as roupas da marca que representa. Com um super bom gosto, ela atrai seguidoras que passam a acompanhar seu estilo e, na paralela, as peças que ela vende. Acho bastante provável que ela já tenha conquistado clientes assim, virtualmente. Além de, sem dúvida, ter chamado atenção da empresa – foi no instagram da Mixed que descobri seu perfil, em looks re-compartilhados.

Alexia Nunes instagram

Não importa qual sua área (mercados ligados à imagem, como a moda, têm ainda mais força, claro), usar redes sociais para mostrar seu trabalho, divulgar sua especialidade – montar looks lindos, no caso apresentado aqui – e ter um canal para interação sempre será uma bela sacada. Eu, que nem moro em BH para ser cliente de Alexia, comecei a seguir o perfil. E, como uma boa garota-propaganda virtual da marca, ela se torna uma profissional mais valorizada internamente. Além de certamente atiçar o desejo de consumo de suas clientes e conquistar outras tantas.

Para conferir as produções de Alexia e se inspirar com sua receita de branding pessoal, o instagram é o @alexiannunes.

Alexia Nunes instagram


VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER…

  1. Ione Em 07/04/2016

    Amo a Aléxia! Eu a conheci há uns três anos, quando procurava desesperadamente por uma peça da marca, esgotada em quase todas as lojas físicas, nos sites que vendem, e caí na loja dela. Ela atendeu super educada, solícita, me mandou por whatsapp a foto em 5 minutos para confirmar, passou meu cartão online e desde estão tenho comprado bastante com ela. Além de sua beleza e bom gosto para usar e promover as peças da loja, tem essa atenção com as clientes que conquista definitivamente e fideliza.




  2. Fabíola Em 08/04/2016

    Oi, Ale! tudo bem? Nunca comentei em nenhum blog, mas o seu merece… Acompanho blogs desde 2008 e você ao meu ver sempre se destacou pelo conteúdo, bom senso, educação e pelo retorno que dá aos leitores. Parabéns pelo seu trabalho, é inspirador!!! Adoro seus posts, principalmente os de Branding, quando fizer um Workshop em BH com certeza irei participar. Parabéns!!! 🙂




  3. Claudia Antunes Em 08/04/2016

    Alem de amiga/vendedora e uma querida de extremo bom gosto!!! Sou fã!!! Ela e refinada e trabalha o branding pessoal muito bem!! Amo




  4. Sara M. Em 08/04/2016

    Como é importante esse posicionamento estetico/visual né? O estilo transmite tantas informações e às vezes é deixado de lado. Alê, amei esse post. Acho que você poderia abordar mais temas de branding pessoal no trabalho. Parabéns e muito mais sucesso! Sigo suas dicas ao pé da letra, inclusive estou lendo o livro Um brinde a isso e estou gostando.
    Uma sugestão de livro para você é O poder do hábito, metódica e organizada você já deve ter lido mais de uma vez :*

    Amo, amo, amo esse livro! Já postei sobre ele!!
    Obrigada pelo carinho.
    bjobjo




  5. Deborah Em 08/04/2016

    Alê, tô curiosa pra saber se a Alexa já viu o post!!!! 🙂

    Viu! Super fofa e querida ela!
    bjo




  6. Bete V. Em 10/04/2016

    Olá, Alê!
    Acompanho seu site há um bom tempo mas é a primeira vez que comento. Adooooro seu trabalho, suas dicas de branding e tudo o mais! Parabéns pela coerência e profissionalismo.
    Já estou a seguindo a Alexia!…Lindos os looks!
    Bjs.




  7. Fabine Fernandes Em 13/04/2016

    Ale, como você lidaria com uma marca física que foi “manchada” por uma doença psicológica? Eu sei que não se tem controle sobre esse tipo de situação (ninguém escolhe isso né?), mas querendo ou não nesses períodos difíceis a gente encara a vida (e por consequência as pessoas) de uma maneira muito diferente. Comigo aconteceu na faculdade, eu já estou muito melhor (tive TAG)e acabei de mudar de curso. Sei que só tenho 21 anos e que isso é ser muito jovem, mas fico sempre incomodada com isso. Você acha que vale a pena fazer algo a respeito ou “bola pra frente” e se preocupar com o presente e o futuro é a melhor escolha?

    Leio seu blog desde o It Girls e te acompanhei durante o Ensino Médio todinho, acho que muito da minha visão de mundo foi influenciada por você nesse período. Muito obrigada, de verdade. Estou me preparando pra o meu primeiro empreendimento (<3) e percebo o quanto foi importante te acompanhar. Estou fazendo o planejamento e o tempo inteiro lembro sobre posicionamento da marca, coerência, comunicar propósito e tudo mais. "Só" vou vender brownies onde estudo, mas achei que é uma excelente maneira de praticar tudo isso que você nos doou nesse tempo.

    Muito obrigada, de coração. Beijo grande! <3

    Uau, que honra saber disso!! 😮
    Olhe pra frente e vai, você tem a vida toda pela frente!
    bjo grande




  8. carolina Em 03/05/2016

    Bom dia Ale,

    vc pensa em fazer um workshop sobre branding pessoal?
    Tenho muito interesse!

    Carolina.

    Oi Carolina!
    Já faço, há uma edição especial sobre branding pessoal desde o ano passado. A próxima turma (a 5a deste tema!) será em 15 de junho no Rio!
    bjobjo