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Estreia: sobre o rebranding Ale Garattoni x AG Branding & Amo Branding

3 de dezembro de 2016

Nunca, nunca entendi por que o “mudar de ideia” costuma ser visto de forma negativa. O fracasso e/ou a alteração de rota são, culturalmente, algo que os brasileiros imaginam que devem evitar. O que acaba causando uma baita pressão em acertar de cara nas escolhas e nos detalhes. Sem falar no que deve engavetar de bons projetos apenas porque as pessoas acham que “já perderam seus bondes”.

header ag branding

Desde que comecei a me dedicar profissionalmente ao branding – algo que até então era um interesse pessoal –, percebo que o rebranding {ou seja, o reposicionamento de imagem de marca}, em níveis leves ou mesmo bastante recalculados, é fundamental para o crescimento. Quase como aparar as pontas do cabelo para o corte ficar sempre saudável. Se houver então um fio condutor no processo, algo também conhecido como consistência, o efeito é apenas positivo, evolutivo.

O incentivo ao rebranding é para contar sobre esta nova fase da AG Branding, que eu relatarei aqui bem detalhadamente, com erros, acertos e decisões – porque pode ajudar outras marcas a se reposicionarem, afinal.

palestra ale garattoni

Em 30 de setembro de 2013, lancei o alegarattoni.com.br, meu blog que sucedeu ao ItGirls e ao breve ToGrávida. Achei que facilitaria ter um único espaço para falar de tudo, o que de fato facilita. Branding não é ciência exata e vale ressaltar que cada decisão sempre trará ônus e bônus. Neste caso, ter muitas marcas muito distintas atrapalhou na construção de um posicionamento mais forte. Tanto para quem vê de fora (clientes, leitores…) quanto para quem produz o conteúdo, e fica num voo livre mais arriscado.

Por mais que meu foco de trabalho fosse o branding, o blog, meu hobby, ainda carregava muito do ItGirls e outro tanto do ToGrávida. E, com isso, as três marcas ficavam, de certa forma, subaproveitadas. Notem que o alcance de ter tudo-junto-e-misturado certamente era maior, mas o engajamento e a força de marca estão muito além de meros números. E eles dependem de… foco!

A marca AG Branding, em boa parte por conta das mais de 20 edições de workshops em dois anos, ganhou uma importância que já ia além da marca do meu blog pessoal. Veio daí a necessidade de dar mais espaço próprio a ela, o que de quebra deixaria a outra também mais focada e bem definida. Escolhas. Escolhas e ajustes.

amo branding

E assim, então, surge essa fase que começa hoje. Aqui, dentro do novo site institucional da AG Branding, haverá o blog AmoBranding.com.br, marca de conteúdo que agora é também a @ do instagram – que segue com pílulas diárias sobre posicionamento de imagem. O AmoBranding não será, no geral, um blog com textos em primeira pessoa. O intuito é focar em uma linha editorial informativa com três tópicos: dicas práticas & teóricas de branding; cases de sucesso de marcas (pessoais ou corporativas); técnicas sobre blogs. Novos posts serão publicados todas as quintas-feiras. Te espero por aqui!


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  1. Mariana Palmeira Em 05/12/2016

    Parabéns Ale!! O visual está lindo e a proposta de conteúdo tem tudo para ser um sucesso!!

    Super obrigada, Mari!




  2. Maria Melo Em 06/12/2016

    Parabéns !!! ta lindo o novo visual.

    Super obrigada!!




  3. Déborah Alvares Em 06/12/2016

    Fiquei feliz, Alê! Tava contando os dias pra poder acessar o amo branding, não só pela fase profissional que vivo, mas por entender que estamos contando nossa história (quem somos, o que queremos, quais são os nossos valores, etc) o tempo todo e pela vida inteira. Por isso, não podemos nos acomodar! É preciso ficar atenta ao que comunico sobre mim para conseguir chegar onde quero… e aí entra o branding pessoal! SUCESSO PRA VC!!!!

    Muito obrigada! É isso mesmo! E agradeço também pela paciência, demorou, mas valeu, né?!
    bjobjo