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A aula de branding das marcas de luxo na moda

16 de fevereiro de 2017

Pouco importa se o seu negócio é uma grande empresa, uma pequena lanchonete ou uma profissão liberal, as estratégias das marcas de luxo do mercado de moda podem te inspirar muito. Fortes exemplos de construção de identidade, elas precisam justificar os altos preços cobrados se distanciando ao máximo do conceito de commodity (a ideia é que você deseje a marca X e não a funcionalidade do produto vendido por ela). A grande chave para esta diferenciação? Prestação de serviço.

Mesmo para quem vende apenas produtos, é o serviço que fala mais alto. É o serviço que consegue agregar valor que não tem preço. É o serviço que torna único mesmo aquilo que todo mundo faz. Aquela espécie de aura mágica que justifica itens vendidos – e até disputados – por muitas cifras se baseia em cuidado, em atendimento e em criatividade.

Eis seis comportamentos das marcas de luxo que podem inspirar ações do seu negócio…

aula de branding das marcas de luxo
imagem Rodeo Drive via Shutterstock

HUMANIZE COM PERSONAGENS INSPIRADORES
O aspiracional tem perdido força e a loja que intimida não é mais uma atitude inteligente (sim, já foi no passado). Mas, ainda assim, o ser humano precisa de ícones para se espelhar. Buscar estas representantes é estratégia comum na moda, que usa celebridades, it girls e formadoras de opinião para vestirem suas peças e despertarem desejo de clientes.

FOQUE NO ATENDIMENTO IMPECÁVEL
Ultra-personalizado. Assim é o atendimento nas marcas de luxo, que por meio de eventos, lançamentos fechados e mimos para clientes fiéis faz com que todas se sintam especiais. Da forma e na escala que puder, busque oferecer este cuidado a quem consome seus produtos. Muitas vezes não é necessário nada revolucionário: uma resposta rápida já faz parte desta ideia.

CONHEÇA {DE VERDADE} SEU CLIENTE
Nos anos 90, a Daslu era um verdadeiro case de branding e sucesso na moda brasileira. A marca foi pioneira em ter programas de computador que registravam em um banco de dados todos os pedidos feitos. Com isso, se mapeava o perfil de compras de cada um, o que possibilita ações de marketing de relacionamento. Saiba para quem você vende e o que este comprador prioriza, gosta, valoriza.

BUSQUE OFERECER A EXPERIÊNCIA COMPLETA
Ainda sobre a Daslu dos anos 90: a loja era uma espécie de ponto de encontro, no qual as pessoas se encontravam, conversavam, tomavam um café e até… compravam! Ainda que hoje as pessoas tenham outra velocidade e que as compras online sejam uma realidade muito mais comum, é possível pensar na experiência de compra como um todo. E isso inclui fazer o cliente se sentir bem e à vontade, seja em um espaço físico ou na navegação no site.

AHHH, A GENTILEZA!
Fiéis compradoras recebem cartões de agradecimento, presentes no aniversário (presente mesmo! desconto não entra nesta exemplo, já que ele também pode ser visto como uma chamada para “gastar 90%”!) e convites especiais. Este trabalho corpo-a-corpo prestigia quem te prestigia – e quem não gosta de se sentir especial?!

O ESTOQUE IDEAL
Claro que este conceito não se aplicará exatamente a todos os mercados ou modelos de negócio, mas marcas de luxo costumam ter grande variedade e quantidade reduzida por peças. Além de garantir mais exclusividade a quem consome, a estratégia estimula novas visitas e novas compras. Aí, vale lembrar da aplicação da Lei de Pareto, o princípio 80/20: 80% de seu faturamento virá de 20% de seus clientes.


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