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Sua marca em versão “faça você mesmo” – cinco ótimos aliados!

20 de abril de 2017

Desde que a marca AmoBranding foi criada, em 2014, o objetivo é único e claro: fazer com que qualquer pessoa tenha acesso a estratégias de branding, assim no modo “faça você mesmo”. Claro que contar com ajuda profissional é excelente, claro que uma consultoria pode abreviar tempo e esforços, mas nem todo mundo tem condições de investir quando começa um negócio – e/ou quando entende que deve enxergar a si próprio como uma marca. Em cada post do blog e do insta, você consegue encontrar alguma referência que te leve sem escalar para a ação. E é exatamente esse o intuito!

Pois bem, a questão da identidade visual é um dos pontos de partida da comunicação de marca. E também um dos campos nos quais as pessoas mais pecam e perdem valiosos pontos na percepção do possível cliente. Se puder investir em fotógrafo e designer, saiba que esses profissionais estão entre os melhores amigos do posicionamento, mas, se não for o momento para esta verba, leia este post e veja que há um plano B.

branding faça você mesmo
imagem computador via Shutterstock

1º passo) Fotos com qualidade: clique e trate
Uma boa foto é uma boa foto! Claro que não dá para comparar o efeito que o equipamento – e a técnica – profissional oferece, mas hoje em dia até os bons celulares conseguem atender a expectativa. Tenha em mente que vai precisar contar com duas frentes de apoio: uma boa luz natural (minimiza bastante a questão da falta de equipamentos de luz etc) e um aplicativo básico de tratamento. Existem infinitos e cada um tem lá seu ponto forte, mas para optar por um fique com o Snapseed. Use exclusivamente as configurações de “Tune Image” (que traz os ajustes principais, brilho e contraste) e “White Balance” (que mexe na temperatura da imagem). O app é super intuitivo e apenas estas duas ações deixam sua foto belíssima!

2º passo) Design para principiantes
Nesta categoria entram as montagens que você vai precisar para postar no Facebook, a frase bonita para o seu instagram, o convite para o seu lançamento e até mesmo o layout do seu cartão de visitas. Se o Photoshop sempre foi um bicho de sete cabeças para você, migre já para o Canva. O site tem uma maneira fácil e intuitiva de preparar todo tipo de material gráfico. O melhor: quase todas as funções são gratuitas, você só precisa pagar se desejar uma imagem ou ilustração fora do cardápio básico – ou se necessitar de uma resolução muito maior para impressão. Por lá, você ainda consegue salvar em diferentes extensões de arquivo, o que facilita quando for preciso enviar algo para imprimir em gráfica. Já para aquelas montagens digitais do dia a dia, baixe no celular o Diptic (montagens básicas diversas) e o WordSwag (para fazer imagens com frases em fontes e formatos criativos e variados, super completo).

3º passo) Material inicial de marca
Cartão de visitas, convites, flyers de divulgação e até alguns brindes personalizados, como lápis e caderninhos: não existe custo-benefício igual ao da Printi. O padrão de gráfica digital permite que um usuário comum faça tudo sozinho, do envio do arquivo à configuração da peça. O preço? Imbatível! Descobri na internet depois que uma gráfica me cobrou R$ 2.000 para fazer meu cartão de visita, com a explicação de que ele usava um “formato caro” e eu consegui produzir a mesma coisa pagando algo em torno de R$ 100! Apenas um adendo: faça com atenção suas configurações, pois o sistema é bem voltado para o esquema “faça você mesmo” – se a tecnologia é nota dez, o atendimento leva um seis e olhe lá, é bem limitado e sem disposição para sair do sistema para atender qualquer necessidade*.
(*caso pessoal para explicar a crítica: na configuração de um convite, marquei por engano um extra de acabamento que não havia. O sistema não aceitou a alteração e foi preciso cancelar o pedido e refazer, o que acarretou custo extra para manter o mesmo prazo de entrega, mesmo com poucas horas entre uma coisa e outra. Ao telefone, o atendimento foi pouco simpático. Ainda assim, sigo cliente fiel e recomendo, pois o preço é imbatível e a qualidade do produto é super ok.)

p.s. Snapseed, Canva, Diptic, WordSwag e Printi: os cinco são testados, habitualmente usados e aprovados por mim! 😉


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A hora certa para começar a trabalhar seu branding

20 de abril de 2017

“Eu vou começar a trabalhar meu posicionamento de imagem de marca quando…”, você pensa sozinho, antes de completar com alguma destas frases abaixo…

(A) “…quando tiver acesso a aqueeeele designer para fazer o layout do meu blog.”
(B) “…quando eu refizer todo o meu armário, com todos aqueles looks que representam a marca que desejo comunicar.”
(C) “…quando puder investir naquele profissional de estética que vai resolver esse defeitinho que me incomoda tanto.”
(D) “…quando eu conseguir participar do programa Rebranding Pessoal na Prática da AG Branding (!!!).”

feito é melhor do que perfeito
imagem relógio via Shutterstock

Reconheceu algum raciocínio que você normalmente usa para justificar o adiamento das ações de branding? Se identificou com alguma dessas auto-desculpas? Pois é, é isso que elas são, desculpas. Desculpas que te impedem de começar a caminhada rumo a sua melhor versão pessoal! Identificar e reposicionar sua imagem de marca depende apenas de disposição e disciplina. A resposta para todas estas crenças limitantes citadas acima é a mesma: “feito é melhor do que perfeito”. Claro que deve-se sempre buscar a excelência, mas tome cuidado para não usar o perfeccionismo como o bloqueio para o próximo passo.

Mude a chavinha do cérebro para o modo “solução imediata” e comece hoje, onde você está, com o que você tem. O layout do site pode, sim, usar um template gratuito no estilo “menos é mais”; o armário pode ganhar cara nova se você pega um punhado de referências e brinca de montar looks diferentes com o que já tem; conteúdo AG Branding tem aos montes aqui no blog e no instagram @amobranding, tudo num formato que te ajuda a colocar sozinho a mão na massa. Busque o que dá para fazer agora – não, nem amanhã nem semana que vem, agora, imediatamente. Além disso mudar o padrão do hábito de adiar, você já entra no único ritmo aceitável para quem pensa em branding: constante e eterno. Posicionar marca pessoal é trabalho para a vida inteira. E por isso tem que começar já!


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Quatro valiosas lições de branding para sua marca

9 de março de 2017

Posicionamento de marca, você já sabe, não é uma ciência exata. Não há fórmulas nem receitas prontas com uma lista de decisões que servirão da mesma forma para diferentes negócios – cada caso é um caso, vale sempre lembrar. Toda e qualquer ação trará perdas e ganhos: é preciso colocar na balança e ver, em seu caso, qual para qual lado cada escolha vai pender. Mas existem lições de branding que sempre significarão resultados mais positivos. E pulando a fase do tentativa e erro, que costuma ensinar, a lista abaixo traz quatro delas!

lições de branding
imagem menininha estudando via Shutterstock

MUDEI, E AGORA?!
Reposicionamento de marca não se comunica com palavras. Você pode até querer fazer textão, contar, explicar, mal não faz. Mas rebranding se torna percebido graças ao combo “ação + repetição + persistência”. O que é feito repetida e consistentemente vale mais do que um milhão de caracteres!

NETWORKING ENCURTA CAMINHOS
Fortalecer uma marca é, sim, mais fácil para quem socializa na medida certa – com estratégia, moderação, sem oba-oba. Contatos e relacionamentos ajudam muito na comunicação de imagem, sem dúvida. Aposte, invista, insista.
p.s. mas, até para exemplificar que nada é 0-100% no branding, vale citar a teoria anti-networking do ótimo livro Show Your Work, que garante que é possível ter ótimos resultados apenas com um ótimo trabalho.

NA LINHA DO TEMPO
Unidade. Esta é a palavra-chave quando se fala de branding – pessoal, inclusive – ao longo do tempo. O importante é ter um fio condutor, aquela linha que costurará a história de uma marca, mesmo que ela tenha diferentes fases e focos no decorrer dos anos (e são grandes as chances de que ela tenha, afinal). Busque sempre a tal coerência e as eventuais mudanças jamais terão efeito negativo.

O FOCO NA COMUNICAÇÃO
Uma das dúvidas mais recorrentes do branding diz respeito ao nicho. Vale sempre reforçar que, não, um negócio não precisa – nem deve – se ater a um único produto ou serviço como saída exclusiva para ter uma marca forte. O foco está muito mais na comunicação, ou seja, na maneira como sua empresa será reconhecida pelo mundo. Sim, mas convém evitar exageros, pois o posicionamento inclui fazer escolhas e abrir mão de alguns pontos.
obs. exemplificando para deixar mais claro: sua lanchonete especialista em coxinhas pode e deve ter um ótimo cardápio de sucos e aquele brownie que é sinônimo de excelência em sobremesas. Mas, na comunicação, será preciso definir se você deseja ser “A” referência em coxinhas, em sucos ou em brownies – dificilmente uma única marca será especialista nos três!


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